Call | Famílias e Curso de Vida

Chamada para trabalhos | Famílias e Curso de Vida

Coordenadores: Magda Nico [ CIES - Instituto Universitário de Lisboa ] Cláudia Casimiro [ CIEG/ISCSP – ULisboa ] Vanessa Cunha [ ICS-ULisboa ]

A ST-FCV pretende estabelecer novas fronteiras e pontes na sociologia da família, nomeadamente com a perspectiva do curso de vida, seja enquanto paradigma teórico seja enquanto paleta diversificada de instrumentos metodológicos. Com isso, pretende-se estimular: a postura crítica e inovadora face às alegadas continuidades e rupturas de formação e processos familiares; a articulação de olhares diversificados e interdisciplinares sobre as famílias; e o desenvolvimento da reflexão e da troca de saberes sobre temáticas centrais e contíguas a estas áreas de investigação.

Esta secção temática das Famílias e Curso de Vida centra-se na compreensão de muitos fenómenos da esfera privada, mas também no confronto, teórico ou empírico, destes com a esfera pública. Assim, tendo em conta o tema deste Congresso, este apelo à apresentação de comunicações centra-se, embora não exclusivamente, em três avenidas de investigação:

(1) a relação entre o espaço público e o espaço privado da família, nomeadamente através de análises sobre: a construção da identidade política (pública) no seio familiar (reprodução versus ruptura intergeracional); os usos do tempo; a conciliação entre a esfera pessoal e a esfera profissional; o uso da tecnologia digital e da sua apropriação, domesticação e influência na vida familiar, por exemplo, mas não só, nas relações, autonomia, intimidade e normas familiares ou nas famílias transnacionais.

(2) a análise de políticas de família, do seu impacto nas condições de vida, nas decisões e na percepção de bem-estar individual e familiar, e dos desafios que a elas se colocam em contexto de mudança demográfica, social e económica, assim como da reconfiguração e fluidez da vida familiar: políticas amigas da família e da natalidade implementadas nas empresas, políticas de licença parental e de apoio à infância, políticas de cuidados aos idosos e demais adultos dependentes, políticas de enquadramento das novas realidades e necessidades inerentes à vida familiar após-divórcio, etc.

(3) e os desenhos metodológicos longitudinais ou intergeracionais sobre a família que fujam ao “fetiche do presente” (Goodwin e O’Connor, 2015) na análise da “Era da Pós-Verdade”: nomeadamente estudos que possam comparar diferentes Eras usando as mesmas unidades de análise, ou que se centrem na análise da mesma Era usando diferentes unidades geracionais na perspectiva do curso de vida. Estudos críticos dos conceitos de “gerações” e “coortes”, e da validade de contextos “públicos” históricos para determinar, definir e delimitar uma multiplicidade de unidades geracionais são também bem-vindos.

Para além dos aspectos atrás referidos, apela-se à apresentação de comunicações que, articulem a análise do curso de vida com o estudo da vida familiar e se centrem na análise da mudança social através da discussão de estratégias metodológicas que assumem a importância da temporalidade (e.g. histórias de vida, histórias de família, estudos de follow-up, event history analysis, análise de sequências, etc.) e de processos como o de de-estandardização, institucionalização, pluralização ou diferenciação do curso de vida.

A equipa proponente da ST-FCV, da APS, convida todos/as os/as interessados/as a submeterem online resumos das comunicações que pretendam apresentar ao Congresso.


Submissões encerradas.

powered by eventQualia