Coordenadores: Nuno Nunes ( ISCTE-IUL, CIES-IUL ) João Emílio Alves ( IPPortalegre e CIES-IUL ) Cristina Roldão ( ISCTE-IUL, CIES-IUL )
A Secção Temática de Classes, Desigualdades e Políticas Públicas inscreve-se num dos patrimónios mais ricos e consolidados do panorama científico da sociologia portuguesa. Constitui um dos principais objetivos desta ST estabelecer uma plataforma de comunicação e de discussão científica entre as múltiplas perspetivas teóricas, analíticas e operatórias que tomam como núcleo problemático as classes sociais, as desigualdades e as políticas públicas. A análise destes processos no contexto específico da sociedade portuguesa tem sido um objeto de estudo nuclear, mas ao longo da sua existência a ST tem igualmente procurado acumular conhecimento sobre outras realidades transnacionais, internacionais e globais.
As classes, as desigualdades e as políticas públicas constituem uma perspetiva sociológica central relativamente ao tema que nos propõe o X Congresso Português de Sociologia, sob o tema «Na era da pós-verdade? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo». Portugal, enquanto espaço social integrado no contexto europeu e global, é suscetível de múltiplas perspetivas comparativas e transnacionais, mas igualmente intra-nacionais, quer locais quer regionais, tomando as classes, as desigualdades e as políticas públicas como referentes de aprofundamento científico.
Nesta chamada convidamos todos os colegas a apresentarem novos ou diferentes olhares sobre os desafios contemporâneos que as classes, as desigualdades e as políticas públicas suscitam, tendo em conta as transformações sociais advindas com o século XXI, nomeadamente o aumento das desigualdades sociais, a persistência da crise e o desenvolvimento da sociedade da informação e do conhecimento.
É valorizada a articulação teórico-metodológica, assente em ângulos de análise que inter- relacionem as classes, as desigualdades e as políticas públicas. Serão acolhidos específicos problemas e objetos de estudo, com inovadoras perspetivas sobre as classes sociais, as desigualdades sociais e as políticas públicas, tendo em conta a complexidade dos desafios que as sociedades contemporâneas atualmente enfrentam.
creado por eventQualia