Coordenadores: Manuel Lisboa [FCSH-UNL] Jack Barbalet [UWS] Ana Roque Dantas [FCSH-UNL]
O papel das emoções na participação cívica, cidadania e democracia
O X Congresso Português de Sociologia, intitulado Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo, terá lugar na cidade da Covilhã, Universidade da Beira Interior a 10, 11 e 12 de Julho de 2018, e contará mais uma vez com a Secção Temática da Sociologia das Emoções na organização de sessões específicas nesta área. Esta secção esteve presente nos últimos três Congressos Nacionais da APS e verificou um aumento na quantidade e qualidade das comunicações e discussões promovidas, bem como um acréscimo de assistência.
Partindo do sucesso das edições anteriores, esperamos que o próximo Congresso seja um espaço onde se discuta o papel das emoções na participação cívica, na cidadania e na democracia. Para tal, a Secção Temática Sociologia das Emoções apela a comunicações que contribuam para o debate teórico, epistemológico, metodológico e empírico das emoções.
As emoções trespassam todos os aspectos da vida quotidiana e desempenham um papel crucial sobre a experiência e comportamento dos actores sociais. Se a Sociologia das Emoções permite perceber como as emoções influenciam a acção dos actores sociais, permite igualmente entender como as interacções sociais são moldadas pelas emoções, como o indivíduo desenvolve ligações e laços com a estrutura social e com os seus símbolos culturais e, ainda, a forma como estes últimos condicionam vivências e expressões emocionais. Assim, e face ao tema do Congresso, interessa discutir como é que as emoções são observadas, partilhadas e transformadas na participação cívica e na construção democrática.
As comunicações poderão incluir aspectos que contribuam tanto para o avanço na teorização sociológica das emoções, como para o debate de emoções específicas (natureza e descrição), para os seus processos e efeitos na vida social, nos movimentos políticos e na participação democrática, explorando relações entre emoções sociais e os movimentos políticos e/ou sociais, bem como o seu papel nos processos de tomada de decisão e nas mais variadas esferas da acção social. Esperam-se propostas de reflexão epistemológica e teórica, mas também de resultados da investigação empírica, ou ainda que discutam abordagens metodológicas no estudo das emoções.
creado por eventQualia