Coordenadores: Ana Maria Brandão [ICS-UM, anabrandao@ics.uminho.pt] Maria do Mar Pereira [CIGS-University of Warwi; CEMRI-UA, m.d.m.pereira@warwick.ac.uk] Maria João Cunha [ISCSP-UTL, mjcunha@iscsp.utl.pt]
O debate sobre o papel da Sociologia num contexto de reconfiguração da esfera pública, da sua relação com a cidadania e os seus (novos e velhos) modos do exercício e dos seus impactos na qualidade da democracia constitui um ponto de partida importante para uma reflexão sobre os fenómenos da sexualidade e do género. Na linha do objetivo geral traçado para o X Congresso Português de Sociologia, subordinado ao tema “Na da Pós-Verdade?”, apela-se à apresentação de comunicações com enfoque teórico e/ou empírico que problematizem aquelas grandes questões e respondam àqueles propósitos gerais. São particularmente bem-vindas propostas que se articulem em torno das seguintes questões:
• Quais os efeitos do ciberespaço nas vivências da sexualidade e do género? Em que medida traduzem possibilidades de inclusão e exclusão e como se ligam com outras variáveis, como a classe, a pertença geracional, a etnia, entre outras?
• Como é o ciberespaço apropriado, (re)criado, (re)configurado pelos atores sociais de modo a melhor traduzir as suas identidades sexuais e/ou de género? E em que medida tal apropriação se traduz na consolidação de esquemas de pensamento autorreferenciais que eliminam o (re)conhecimento do Outro e das suas razões?
• Que argumentos são esgrimidos para fazer avançar/limitar a emancipação de certas categorias sociais? Em que medida tais argumentos se sustentam em factos ou, pelo contrário, visam construi-los? E que efeitos têm tais lógicas no exercício da cidadania em contextos sociais plurais e diversos?
• Que reconfigurações conceptuais e epistemológicas são necessárias para aprofundar o conhecimento sociológico nesta área e para tornar a sociedade portuguesa mais justa e igualitária nos domínios da sexualidade e do género?
creado por eventQualia