Call | Conhecimento, Ciência e Tecnologia

Chamada para trabalhos | Conhecimento, Ciência e Tecnologia

Coordenadores: Ana Delicado [ ICS-UL ] Cristina Palma Conceição [ ISCTE-IUL ] Hélder Raposo [ ISTS-Lisboa ]

A escalada do desenvolvimento científico, propiciando o advento de tecnologias inovadoras (em áreas como a comunicação, biotecnologias ou as nanotecnologias), para além de constituir a alavanca de variadíssimos progressos sociais, económicos e de bem-estar, potenciou também cenários de riscos, contradições e encruzilhadas; novos problemas sociais (de índole sociotécnica ou ambiental, entre outras); a irrupção de controvérsias públicas; as tensões que advêm da inscrição do mundo científico-tecnológico no âmbito dos interesses privados, da mercantilização e da eficiência económica. A omnipresença da ciência e tecnologia na vida das sociedades contemporâneas tem, paradoxalmente, gerado alguns movimentos contrários de resistência e recusa, trazendo para a esfera pública debates que se consideravam sanados. Negacionistas das alterações climáticas, movimentos antivacinação, adeptos do criacionismo, crentes na teoria da terra plana têm ganho proeminência e disputado com os cientistas o monopólio da produção dos factos. A ciência é, pois, particularmente afetada nesta era da pós-verdade.

Esta realidade exige formas de olhar sociologicamente a sociedade em que vivemos, na tentativa de encontrar novos rumos para as relações entre o mundo da ciência, tecnologia e sociedade, mais consentâneos com os ditames de uma esfera pública promotora de cidadania e democracia.

A Secção Temática Conhecimento, Ciência e Tecnologia, na sua área específica de investigação e intervenção, poderá contribuir para um debate diversificado e aprofundado destas temáticas através dos seus membros e de todos/as os/as interessados/as nas áreas do Conhecimento, Ciência e Tecnologia.

Neste âmbito, convidam-se todos os membros da Secção Temática em Conhecimento, Ciência e Tecnologia, ou todos/as aqueles/as que produzem investigação nesta área que enviem uma proposta de abstract ao X Congresso Português de Sociologia – “Na era da pós-verdade”? , Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo a realizar na Universidade da Beira Interior, entre 10 e 12 de julho de 2018.

Solicita-se, nesse sentido, a devida atenção para a informação prestada pela APS e que se transcreve em seguida:

- a submissão de propostas de comunicações na Secção Temática em Conhecimento, Ciência e Tecnologia será feita através da plataforma do Congresso;

- além das propostas aceites para apresentação oral, existe ainda a modalidades de aceitação para "poster".

powered by eventQualia